sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Interatividade e conhecimento

Por
Luiz Fernando Brito/Gisiane Agostini
A Semana da Comunicação, que esse ano trouxe como tema O Curinga – vire o jogo com esse profissional, apresentou ontem (quinta-feira) aos acadêmicos e também ao público externo, a palestra com o jornalista editor-chefe do jornal Diário Catarinense, Nilson Vargas e o Doutor em Comunicação Dado Schneider.
A noite iniciou com a palestra ministrada por Nilson Vargas como o tema Mídia e Vida. As explanações do jornalista começaram com o conceito de editoria, que segundo Nilson Vargas, a edição é um processo muito importante do processo comunicativo, pois tem a missão de valorizar, ampliar, interpretar e filtrar as informações. Sendo assim, esse processo prepara as pessoas para a vida e é de fundamental importância para o acadêmico bem como os profissionais já formados saber usar o poder que lhes é atribuído.
O Jornalista destacou também a importância que a formação universitária exerce para que essa etapa seja bem aplicada posteriormente no mercado de trabalho, pois enquanto os jovens encontram-se dentro da instituição devem experimentar e avaliar o futuro. As dificuldades irão aparecer e é dentro dela que o futuro profissional testará as suas habilidades em vencer os desafios, pois, “quando entrar no mercado de trabalho, as experiências acadêmicas irão refletir em sua função como jornalista”.
Os desafios apontados na execução de tal papel fazem relação com a informação, versatilidade, ao talento e a paixão pela profissão devido às inúmeras dificuldades que se encontra hoje no mercado de trabalho que é hoje altamente competitivo, exigente e cheio de transformações e dúvidas.
Nilson Vargas encerrou sua palestra apontando as novas mídias que possuem um enorme poder na sociedade atual, relatando a tecnologia e as redes sociais que hoje apontam grande parte da comunicação.

Após a palestra do Editor, chegou à vez de Dado Schneider. Em um clima de descontração, o palestrante chegou ao Auditório distribuindo pulseiras e balões que faziam parte do espetáculo que proporcionou a gravação de seu DVD, com a palestra O mundo muda, a Palestra muda.
Dado Schneider, irreverente, ousou bastante e divertiu aos acadêmicos que estavam presentes. Sua palestra foi composta de música e slides. Dado não se comunicava verbalmente com o público, o que fez despertar a curiosidade de quem desacreditava na possibilidade da comunicação sem a fala única e exclusivamente.  Além dos cursos de comunicação social, estiveram também presentes alunos dos cursos de administração e psicologia.
Através de slides e músicas temáticas muito animadas, Dado deixou sua mensagem: “É preciso viver mais ao invés de tentarmos somente sobreviver. O mundo precisa de mudança, precisa que as pessoas se toquem mais e não percam a essência da vida”.
Hoje a noite acontece a última palestra da Semana com o jornalista Mário Motta, apresentador do Jornal do Almoço na RBS TV falando sobre “A Comunicação no novo ecossistema da mídia digital”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário